terça-feira, 10 de agosto de 2010

EXERCÍCIOS E CARTA-TESTAMENTO

Oi pessoal!

Clique AQUI para ler a carta-testamento de Getúlio Vargas. IDENTIFIQUE na carta os grupos de oposição a Vargas.

Confira a correção dos exercícios da p. 209 - TÁ LIGADO:


1. O Estado Novo entrou em crise a partir da incoerência do Brasil entrar ao lado dos Aliados na II Guerra Mundial para combater as ditaduras fascistas e manter, internamente, a ditadura do Estado Novo. A incoerência gerou o crescimento de um movimento de oposição exigindo a democratização do país, tal qual praticada nos países aliados.

2. Foram:

- o PSD (Partido Social Democrata) que reunia oligarquias rurais e lideranças industriais defendia a intervenção do estado como único caminho para o desenvolvimento econômico

- o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) que era composto por sindicalistas, operários, e tinha base de apoio nas camadas populares urbanas, sendo o partido daqueles que acreditavam que deviam tudo a Vargas.

- a UDN (União Democrática Nacional) que reunia os opositores de Vargas: antigas lideranças paulistas, grupos conservadores, grandes comerciantes ligados à exportação e importação.

3. O nacionalismo de Vargas procurava desenvolver o parque industrial por meio da criação de empresas estatais que monopolizassem os setores estratégicos e pela proteção do mercado interno da concorrência externa.

4. O governo de JK foi estável porque conseguir realizar uma política de conciliação que agradou a todos os setores. A negociação, o atendimento de algumas demandas, um discurso nacionalista e ufanista foram os instrumento de governo para cooptar os diversos setores.

5. A política econômica de JK conjugou o nacionalismo varguista com capitais estrangeiros. O Plano de Metas elegeu cinco setores prioritários de investimentos estatais para que os gargalos da economia fossem superados: energia, transportes, alimentação, indústria de base e educação.
6. A cultura foi marcada: pelo "Teatro de Arena" que levou aos palcos o modo de o povo falar e se comportar. No cinema, destaque para o movimento do "Cinema Novo" que denunciava nas telas a miséria e realidade do povo brasileiro e também para os filmes nacionais conhecidos como "chanchadas do estúdio Atlântida". Na música, havia o samba entre as camadas populares; entre a classe média e alta surgiu o estilo "Bossa-Nova" que misturava o samba com o jazz americano e com a música erudita.

DICAS:
ESPECIAL VARGAS - VEJA ONLINE
Brasília - MEMORIAL JK
ASSISTA VÍDEO sobre JK

Você conhece as obras de JK que se tornaram pontos turísticos em Belo Horizonte e contribuíram para projetá-lo como governador e depois o "Presidente Bossa-Nova"? VISITE o Museu virtual JK e veja vídeos, fotos e depoimentos.
Beijocas e até amanhã.
Fernanda

Um comentário:

  1. Fê, ficou faltando a correção da numero 6 da pag 209... depois vc coloca aí, por favor? beijos!

    ResponderExcluir