quarta-feira, 20 de outubro de 2010

PARA 9ª A

Olá pessoal!

Como a hora cívica caiu justo no horário da 9ª série A, confira aí as respostas dos exercícios da p. 272:

1 - Os EUA se posicionaram contra a revolução, tentando derrubá-la por meio da fracassada Invasão da Baía dos Porcos que levou Cuba a se aproximar da URSS. Os EUA reagiram com um bloqueio econômico e uma contrapropaganda que duram até hoje.

2 - Ernesto Guevara, médico e guerrilheiro argentino, foi um dos líderes da revolução socialista em Cuba e tornou-se ministro da economia desse país. Depois seguiu tentando implantar o socialismo em outros países, morreu lutando na Bolívia. Ele se transformou no símbolo da cultura juvenil e rebelde dos anos 60, bem como da luta contra o capitalismo e as injustiças sociais.

3 - Os EUA invadiram o Vietnã para impedir que o líder comunista Ho Chi Minh chegasse ao poder, unificando o Vietnã sob sistema socialista.

4 - Surgiu nos EUA como uma maneira dos jovens protestarem contra a Guerra do Vietnã e os valores patriarcais e consumistas da sociedade capitalista estadunidense.

5 - Ocorreu em 1968, quando a população da Tchecoslováquia apoiou as reformas propostas pelo presidente Alexander Dubcek, que trariam mais liberdade política ao regime comunista vigente no país. As tropas e tanques soviéticos derrubaram o presidente e puseram fim às reformas.

6- Rosa foi a jovem negra estadunidense que se recusou a ceder o lugar para um branco e acabou presa no Alabama. Este caso deu origem ao movimento pelos direitos civis dos negros em todos os EUA.

7 - Marthin Luther King acreditava na via pacífica para se alcançar a igualdade civil entre brancos e negros. Malcolm X acreditava que só com a violência os negros alcançariam essa condição, além de duvidar da convivência harmônica entre essas etnias.

8 - Se organizou em 3 fases: no início do século XX através da Frente Negra Brasileira. Em 1944 com o surgimento do Teatro Experimental do Negro. O terceiro momento em 1975, com a reorganização da sociedade civil contra a ditadura, culminando na constituição de 1988. Mais recentemente o racismo tornou-se crime inafiançável e há o atual debate para a concessão de cotas nas universidades.

9 - O movimento feminista se caracterizava por discutir publicamente assuntos considerados tabus, como a sexualidade e a condição feminina, e por pleitear a igualdade entre homens e mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário